Pão Rústico

chuparegime03

Essa é uma receita de autêntico pão de preguiçoso. Poucos ingredientes, pouco sovado, enfim uma barbada!

Vamos ao trabalho.

O que você precisa

– 500g de farinha de trigo;

– 1 col de sopa de sal;

– 1 col de sopa de açúcar cristal;

– 2 col de sopa de bicarbonato de sódio*;

-450 ml de buttermilk**

**PS. teste o seu bicarbonato de sódio antes da receita. Tem de ferver o kissuco se tu adicionar uma colher de chá em um copo de água.

** buttermilk é um ingrediente comum em receitas dos nossos chefs estrangeiros prediletos. Se encontra facilmente em mercados fora do Brasil. Porém aqui em Porto Alegre ao menos não se encontra. Trata-se na teoria de uma coalhada. Acredito que se você quiser usar a mesma quantidade de iogurte natural vai obter o mesmo resultado. Mas vamos a reação química envolvida no tal buttermilk: 450ml de leite integral + 2 colheres de suco de limão. Deixe agir por 10 minutos e notará que o leite virou um creme.

Como fazer:

Em um bowl, misture todos os ingredientes secos e adicione o buttermilk mexendo até obter uma massa homogênea.Neste pão, não é necessári0 sovar quase nada. Apenas obtenha uma massa uniforme. Com uma faca faça recortes no topo da massa e leve ao forno a 200 C durante 30-35 min.

pao-rustico2

Depois é passar um café e aquela manteiga para aproveitar o pão quentinho. Manteiga sim, afinal essa é uma receita #chuparegime !

pao-rustico

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *