Seja nos desenhos do Picapau ou nos passeios por diversas confeitarias de Porto Alegre, tortas de maçã sempre me obrigavam a exercer o doloroso sacrifício de prová-las. Entre várias formas de fazer a massa acabei optando por uma mais light, veja só, logo eu. Acho que deve ser para que as gurias possam fazer e comer sem tanta culpa.
Você vai precisar para a Massa
- 140g de farinha integral
- 100g de farinha de trigo
- 125g de açúcar mascavo
- 1 colher de chá de canela
- 60g de nozes picadas
- 140g de manteiga
- 1 ovo
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 pitada de sal
E para o Recheio
- 4 maçãs (eu usei as verdes argentinas)
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 2 colheres de sopa de água
- pitada de noz-moscada
Como fazer
Em uma batedeira, bata o açúcar com a manteiga até obter um creme. Adicione 1 ovo batido (ovo deveria estar a temperatura ambiente). Em seguida, a farinha previamente peneirada com o fermento, o sal e a canela. Finalmente, adicione as nozes picadas. Embrulhe em filme plástico e deixe descansar na geladeira por uma hora.
Enquanto isso, vamos para o recheio. Descasque e corte as maçãs em cubos. Leve-as a uma frigideira média com água e açúcar e cozinhe até ficarem macias. Adicione quando estiverem coradas uma pitada de noz-moscada(se tiver)
Passada 1 hora de descanso, divida a massa em dois e em uma bancada enfarinhada e estique cada uma das partes em forma de disco. Forre a assadeira com um dos discos e faça as bordinhas como se fosse a torta do desenho do Picapau. Recheie com as maçãs e cubra com o outro disco de massa. Você também pode fazer tiras e sobrepor formando aquele quadriculado.
Leve ao forno até que a crosta esteja dourada. E bom proveito!
Vindo novamente para ver o conteúdo do blog, sempre
encontro dicas maravilhosas aqui…muito bom!